Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de Investimentos - PPI

Terminal Portuário de Santa Catarina: assinada prorrogação antecipada do contrato

Home > Notícias > Terminal Portuário de Santa Catarina: assinada prorrogação antecipada do contrato

04 de agosto de 2017

Terminal Portuário de Santa Catarina: assinada prorrogação antecipada do contrato

Tesc

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, assinou nesta quinta-feira (27), em Brasília (DF), junto a representantes do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), da Secretaria Nacional de Portos (SNP), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e diretores do Terminal Portuário de Santa Catarina (TESC), a renovação antecipada do contrato de arrendamento do terminal, no Porto de São Francisco do Sul (SC). 

Em março, o TESC foi qualificado na lista de empreendimentos públicos federais, no âmbito do PPI, para ter a prorrogação antecipada de seu contrato. O projeto é o primeiro de sete, da segunda rodada do PPI, a ser assinado.

Para o ministro, a renovação antecipada é fundamental para a captação de investimentos e do desenvolvimento econômico do Brasil, bem como para a ampliação e melhoria da infraestrutura e serviços de logística do País. “Os investimentos e o diálogo com o setor portuário são vitais, uma vez que, parte da entrada e saída das riquezas do nosso País passa pelos portos brasileiros”, afirmou o ministro.

TESCO contrato será prorrogado até maio de 2046 (25 anos), com a previsão de investimentos de R$ 141,2 milhões, nos quatro primeiros anos. Os recursos serão empregados na construção de três silos, com capacidade estática de 63 mil toneladas; expansão de área em 8.150 m², instalações, automação e um desvio ferroviário, com capacidade de apoio para até 80 vagões. Os investimentos vão permitir um acréscimo de 1,5 milhão de toneladas em movimentação de granéis sólidos por ano, a partir de 2023, contribuindo o desenvolvimento do agronegócio regional.

Terminal Portuário - Em operação há mais de 10 anos, o TESC está estrategicamente localizado no complexo portuário de São Francisco do Sul (SC). A proximidade com a rodovia BR-101 permite rápido acesso aos principais grandes centros do Mercosul, conferindo agilidade no fluxo de cargas de importação e exportação.

As exportações de soja pelo porto de São Francisco do Sul vêm crescendo nos últimos cinco anos, a uma taxa média próxima de 13% ao ano. Diante da redução acentuada da movimentação de contêineres, e visando a promover o crescimento da sua movimentação por meio da diversificação das cargas, a empresa quer propor novos investimentos, para a movimentação de granéis sólidos como grãos e fertilizantes.

Fonte: Ministério dos Transportes

Leia outras notícias

  • Ferrovia Norte-Sul: ANTT publica informação sobre audiência pública

    Continue lendo
  • BR-364/365/GO/MG: ANTT abre audiência pública sobre a concessão

    Continue lendo