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Programa de Parcerias de Investimentos - PPI

Terminal de Cavaco no Porto de Santana/AP - (MCP1)

Terminal de Cavaco no Porto de Santana/AP - (MCP1) 

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Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

Acórdão TCU

Edital

Leilão

Contrato

4º trimestre de 2017 (previsto)
2º trimestre de 2018 (previsão)
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

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  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    2ª Reunião

  • SETOR

    Portos

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente

  • MODELO

    Arrendamento

  • CAPACIDADE

    910 mil t/ano permanente (atual e futura)

  • INVESTIMENTO

    R$ 61 milhões (estimado)

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTAQ, MTPA

  • PRAZO

    25 anos

  • CRITÉRIO DE LEILÃO

    Maior Outorga

  • FASE ATUAL

    Sob análise do TCU

Informações do projeto

Arrendamento de terminal de movimentação de cavaco de madeira no Porto de Santana no Estado do Amapá.

Trata-se de terminal para a movimentação de carga geral (cavacos de madeira) no porto de Santana/AP. Na área em que será instalado o arrendamento, a empresa interessada já realiza operações.

O local consiste de um grande pátio, onde os cavacos são empilhados e armazenados, além de um sistema de expedição por correia transportadora.

O terminal recebe o cavaco de uma unidade de processamento localizada na área ao lado do terminal. Esta planta recebe as toras de madeira via rodoviária produz o cavaco e expede diretamente na área de armazenagem do terminal.

O arrendamento tem acesso ao cais e possui 200 m de extensão e 12 metros de profundidade. Este acesso se dá por meio de sistema de correia transportadora e um shiploader, conectando o berço ao sistema de armazenagem do terminal MCP01. Prevê-se a substituição dos equipamentos existentes (esteira e shiploader), pois não são reversíveis. O valor total dos investimentos previstos é de R$ 61 milhões. A capacidade dinâmica do terminal é estimada em cerca de 1 milhão de toneladas/ano.

O cavaco de madeira é produzido através de uma planta de processamento que transforma as toras de madeira em cavaco. Esse material é utilizado principalmente na produção de celulose e de MDF para mercados asiáticos e europeus.

Nos últimos anos a movimentação de cavaco no porto tem apresentado grandes flutuações de 381 mil toneladas observadas em 2012 para 907 mil toneladas em 2014.

Ressalta-se que as receitas advindas dessa carga são a principal fonte financeira do porto de Santana, além da grande maioria de atracações no porto ser navios de cavaco.

O mencionado arrendamento é de grande importância para o desenvolvimento econômico do Estado do Amapá, além de gerar 42 novos empregos diretos.

O valor do contrato do arrendamento é de R$ 504 milhões (equivalente a receita bruta global nos 25 anos do arrendamento). O futuro arrendatário deve pagar à autoridade portuária como valor do arrendamento fixo R$ 74 mil/mês e R$ 2,80/tonelada.

  • Situação atual do projeto

    Os estudos encontram-se concluídos.

    A fase de consulta pública foi concluída em 21/09/17. Mais informações no site oficial da ANTAQ.

    O projeto encontra-se sob análise do TCU.

Galeria

Terminal MCP1 no Porto de Santana - Amapá

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