Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de Investimentos - PPI

Secretaria do PPI

Secretaria do PPI 

Home > Institucional > Secretaria do PPI
Projeto Crescer

O Projeto Crescer atua em formato de força-tarefa. A equipe é enxuta e conta somente com especialistas nas áreas de infraestrutura, finanças, engenharia, direito, economia e relações internacionais​. Sua missão é formular as regras a serem aplicadas a todas as concessões públicas na área de infraestrutura e das parcerias público-privadas programadas para o Brasil nos próximos meses. O objetivo é remover os entraves normativos e burocráticos, conferindo segurança jurídica, transparência e agilidade a todo o processo. ​​​​​​

  • Moreira Franco

    Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República

    Experiências:  Sociólogo de formação, ex-​professor universitário da disciplina de Sociologia na Faculdade de Economia e Administração, da Universidade Federal Fluminense, Moreira Franco é gestor experiente de órgãos públicos. Durante sua trajetória, foi eleito para importantes cargos políticos. Em 1974, foi deputado federal. Dois anos depois, elegeu-se prefeito de Niterói e em 1987 tomou posse como governador do Rio de Janeiro. Em 1995, Moreira retornou à Câmara dos Deputados onde permaneceu por dois mandatos. Em 2007, assumiu a vice-presidência dos Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal. Em seguid​a, foi nomeado para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, cargo que assumiu entre janeiro de 2011 e março de 2013. Foi ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República entre março de 2013 e janeiro de 2015. 

    E-mail institucional:  moreirafranco@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6425

  • Adalberto Santos de Vasconcelos

    Secretário Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos

    Experiências:  Engenheiro do Metrô/DF; AFCE do TCDF. Auditor-CE do TCU desde 1996, ocupando os cargos de: assessor, gerente do Projeto de Acompanhamento de Concessões, diretor e secretário na Secretaria de Fiscalização de Desestatização (SEFID); coordenador-geral da Área de Infraestrutura e secretario de Desenvolvimento Econômico. 

    Formação acadêmica:  Pós-graduação em Regulação de Serviços Públicos pelo Instituto Serzedello Corrêa e em Controle Externo pela FGV; Graduação em engenharia mecânica pela UnB. 

    E-mail institucional:  adalberto.vasconcelos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6405

  • Bruna de Lourdes Araújo Souza

    Chefe de Gabinete da SPPI

    Experiências:  Experiência em análise econômica, com ênfase nas áreas de economia do setor público, regulação e avaliação de políticas públicas. Trabalhou como assessora técnica no Ministério da Fazenda e no Ministério da Saúde. Exerceu o cargo de chefe de gabinete no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

    Formação acadêmica:  Cursa Doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Economia pela UnB. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

    E-mail institucional:  bruna.araujo@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6419

  • Jean Marcel Fernandes

    Chefe da Assessoria Internacional

    Experiências:  Foi presidente da TCB-DF; Diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo (Ministério do Turismo); Chefe da Divisão de Operações de Promoção Comercial (Ministério das Relações Exteriores); serviu, como diplomata, nas Embaixadas do Brasil em Washington (EUA) e Buenos Aires (Argentina). 

    Formação acadêmica:  Doutor em Direito Internacional pela Universidade de Buenos Aires.
    Mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco. Graduado em Direito pela USP.

    E-mail institucional:  jean.marcel@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6417

  • Tarcísio Gomes de Freitas

    Secretário de Coordenação de Projetos

    Experiências:  É consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Foi engenheiro do Exército; chefe da seção técnica da  Companhia de Engenharia do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti; coordenador-geral de Auditoria da Área de Transportes da CGU; diretor executivo e diretor-geral do DNIT. 

    Formação acadêmica:  Engenheiro civil pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em gerenciamento de projetos e engenharia de transportes. 

    E-mail institucional:  tarcisio.freitas@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6401

  • Diogo Piloni e Silva

    Diretor

    Experiências:  Foi diretor do departamento de outorgas portuárias na Secretaria de Portos da Presidência da República. Foi assessor especial do ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República. Foi gerente de desenvolvimento e estudos na Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Foi coordenador geral de modelagem e outorgas na Secretaria de Portos da Presidência da República.

    Formação acadêmica:  Especialista em Engenharia e Gestão Portuária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília.

    E-mail institucional:  diogo.piloni@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6460

  • Tatiana Thomé de Oliveira

    Diretora

    Experiências:  Foi gerente executiva da CAIXA por seis anos, responsável pela aferição do SINAPI - Sistema Nacional de Pesquisas e Índices da Construção Civil. Durante sete anos, foi engenheira e coordenadora da CAIXA dos processos de análise de projetos e acompanhamento de obras públicas e de crédito imobiliário. 

    Formação acadêmica:  Doutora em Engenharia (PPGEC/UFRGS), Pós-Graduada em Gestão Pública (Universidade Cândido Mendes), Mestre em Engenharia (UFRGS) e Graduada em Engenharia Civil (UFRGS). 

    E-mail institucional:  tatiana.oliveira@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6407

  • Henrique Amarante Costa Pinto

    Secretário de Articulação de Políticas Públicas

    Experiências:  Foi sup​erintendente da área de Estruturação de Projetos do BNDES por 10 anos, cujo objetivo foi o desenvolvimento de projetos de infraestrutura nas modalidades de Concessão e PPP, além de ter sido responsável por conduzir processos de privatização. 

    Formação acadêmica:  MSc em International Securities, Investment and Banking, Reading University, UK; MSc em Administração, COPPEAD/UFRJ; Graduado em Engenharia/UFRJ. 

    E-mail institucional:  henrique.pinto@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6403

  • Pedro Bruno Barros de Souza

    Diretor

    Experiências:  Foi asse​ssor do Gabinete da Presidência do BNDES, onde também atuou como coordenador do escritório corporativo de projetos do Banco. Antes de ingressar no BNDES, trabalhou na Petrobras e na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais. Trabalhou também em consultoria com foco em gestão.

    Formação acadêmica:  Mestre em Administração/PUC-Rio. Master in International Management pela Université Pierre Mendès (França). Graduado em Administração Pública/ FJP-MG. 

    E-mail institucional:  pedro.bruno@presidencia.gov.br​

    Telefone institucional: (61) 3411-6400

  • Anderson Marcio de Oliveira

    Diretor

    Experiências:  Advogado no BNDES. Atuação na área de meio ambiente e estruturação de projetos em infraestrutura e desestatizações.

    Formação acadêmica:  Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco. LLM em Direito do Estado e  Regulatório pela FGV-RIO. Mestrando em Direito da Regulação pela FGV-Rio.

    E-mail institucional:  anderson.marcio@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6436

  • Marco Aurélio de Barcelos Silva

    Secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias

    Experiências:  Foi diretor jurídico e de parcerias da SP Negócios (empresa de estruturação de PPPs e concessões da Prefeitura de São Paulo). Foi diretor da Unidade PPP de Minas Gerais, participando da estruturação das primeiras PPPs do Brasil. Foi consultor em PPPs na FGV-Projetos. É coordenador e professor do curso de pós-graduação em Concessões e Parcerias da Administração no Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. 

    Formação acadêmica:  Doutorando em Direito do Estado pela USP. Master of Laws (LL.M) pela University College London. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Especialista em Finanças pelo IBMEC Business School e em Direito Público pela PUC/Minas. 

    E-mail institucional:  marco.barcelos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6408

  • Bruno Eustáquio Ferreira Castro de Carvalho

    Diretor

    Experiências:  Foi assessor na Secretária Executiva e na Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente. Foi assessor no Ministério da Integração Nacional no processo de reestruturação do CENAD. Assessor na Secretaria de Assuntos Estratégicos da PR com coordenação de projetos na área de infraestrutura. Foi chefe de Gabinete na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da SAE/PR. 

    Formação acadêmica:  PhD candidate co-tutela/pesquisador da Universidade de Lisboa. Fellowship pelo Erasmus Mundus High Level na Universidade de Lisboa. Especialista em Avaliação Socioeconômica pela ENAP. Mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela UnB. Mestre Integrado em Engenharia Civil pela Universidade do Porto. Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. 

    E-mail institucional:  bruno.carvalho@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6474

  • Igino Zucchi de Mattos

    Diretor

    Experiências:  Executivo com 22 anos de experiência, CFO e CIO (Investimentos) em Seguradoras de Grande Porte. Membro de comitês executivos, também foi consultor econômico-financeiro para empresas em reestruturação e responsável pelo relacionamento e captação de recursos Institucionais e de Fundos de Private Equity. 

    Formação acadêmica:  Mestre em Finanças e Economia Empresarial (FGV/SP), MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC/INSPER e Bacharel em Administração de Empresas pela FAAP. 

    E-mail institucional:  igino.mattos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6462

  • Vanialucia Lins Souto

    Assessora

    Experiências:  Gerente de Projetos da Unidade de Parcerias Público Privadas do Governo Federal por sete anos, com o objetivo de desenvolver projetos de PPP; Assessora da Diretoria da ANEEL por cinco anos, com atividades que envolvem todos os processos da Agência relacionados ao setor elétrico. 

    Formação acadêmica:  Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília. Graduada em economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

    E-mail institucional:  vanialucialins@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6414