Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de Investimentos - PPI

Secretaria-Executiva

Secretaria-Executiva 

Home > Secretaria-Executiva

O Projeto Crescer atua em formato de força-tarefa. A equipe é enxuta e conta somente com especialistas nas áreas de infraestrutura, finanças, engenharia, direito, economia e relações internacionais​. Sua missão é formular as regras a serem aplicadas a todas as concessões públicas na área de infraestrutura e das parcerias público-privadas programadas para o Brasil nos próximos meses. O objetivo é remover os entraves normativos e burocráticos, conferindo segurança jurídica, transparência e agilidade a todo o processo. ​​​​​​

  • Moreira Franco

    Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República

    Experiências:  Sociólogo de formação, ex-​professor universitário da disciplina de Sociologia na Faculdade de Economia e Administração, da Universidade Federal Fluminense, Moreira Franco é gestor experiente de órgãos públicos. Durante sua trajetória, foi eleito para importantes cargos políticos. Em 1974, foi deputado federal. Dois anos depois, elegeu-se prefeito de Niterói e em 1987 tomou posse como governador do Rio de Janeiro. Em 1995, Moreira retornou à Câmara dos Deputados onde permaneceu por dois mandatos. Em 2007, assumiu a vice-presidência dos Fundos de Governo e Loterias da Caixa Econômica Federal. Em seguid​a, foi nomeado para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, cargo que assumiu entre janeiro de 2011 e março de 2013. Foi ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República entre março de 2013 e janeiro de 2015. 

    E-mail institucional:  moreirafranco@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6425

  • Adalberto Santos de Vasconcelos

    Secretário Especial da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos

    Experiências:  Engenheiro do Metrô/DF; AFCE do TCDF. Auditor-CE do TCU desde 1996, ocupando os cargos de: assessor, gerente do Projeto de Acompanhamento de Concessões, diretor e secretário na Secretaria de Fiscalização de Desestatização (SEFID); coordenador-geral da Área de Infraestrutura e secretario de Desenvolvimento Econômico. 

    Formação acadêmica:  Pós-graduação em Regulação de Serviços Públicos pelo Instituto Serzedello Corrêa e em Controle Externo pela FGV; Graduação em engenharia mecânica pela UnB. 

    E-mail institucional:  adalberto.vasconcelos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6405

  • Jean Marcel Fernandes

    Assessor Internacional

    Experiências:  Foi presidente da TCB-DF; Diretor do Departamento de Financiamento e Promoção de Investimentos no Turismo (Ministério do Turismo); Chefe da Divisão de Operações de Promoção Comercial (Ministério das Relações Exteriores); serviu, como diplomata, nas Embaixadas do Brasil em Washington (EUA) e Buenos Aires (Argentina). 

    Formação acadêmica:  Doutor em Direito Internacional pela Universidade de Buenos Aires.
    Mestre em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco. Graduado em Direito pela USP.

    E-mail institucional:  jean.marcel@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6417

  • Bruna de Lourdes Araújo Souza

    Chefe de Gabinete da SPPI

    Experiências:  Experiência em análise econômica, com ênfase nas áreas de economia do setor público, regulação e avaliação de políticas públicas. Trabalhou como assessora técnica no Ministério da Fazenda e no Ministério da Saúde. Exerceu o cargo de chefe de gabinete no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. 

    Formação acadêmica:  Cursa Doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Economia pela UnB. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

    E-mail institucional:  bruna.araujo@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6419

  • Daniel de Andrade Oliveira Barral

    Assessor Jurídico

    Experiências:  Procurador Federal, membro da Advocacia-Geral da União, com experiência em consultoria e assessoramento na Procuradoria Federal junto à ANTAQ (PF/ANTAQ), no Departamento de Consultoria da Procuradoria-Geral Federal (DEPCONSU/PGF), na Assessoria Jurídica da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e gabinete do Ministro da Justiça e Cidadania. 

    Formação acadêmica:  Bacharel em Direito pela UCSAL, especialista em Direito Público pela Uniderp e em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (LLM/FGV). 

    E-mail institucional:  daniel.barral@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6403

  • Tarcísio Gomes de Freitas

    Secretário de Coordenação de Projetos

    Experiências:  É consultor legislativo da Câmara dos Deputados. Foi engenheiro do Exército; chefe da seção técnica da  Companhia de Engenharia do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti; coordenador-geral de Auditoria da Área de Transportes da CGU; diretor executivo e diretor-geral do DNIT. 

    Formação acadêmica:  Engenheiro civil pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em gerenciamento de projetos e engenharia de transportes. 

    E-mail institucional:  tarcisio.freitas@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6401

  • Tatiana Thomé de Oliveira

    Diretora

    Experiências:  Foi gerente executiva da CAIXA por seis anos, responsável pela aferição do SINAPI - Sistema Nacional de Pesquisas e Índices da Construção Civil. Durante sete anos, foi engenheira e coordenadora da CAIXA dos processos de análise de projetos e acompanhamento de obras públicas e de crédito imobiliário. 

    Formação acadêmica:  Doutora em Engenharia (PPGEC/UFRGS), Pós-Graduada em Gestão Pública (Universidade Cândido Mendes), Mestre em Engenharia (UFRGS) e Graduada em Engenharia Civil (UFRGS). 

    E-mail institucional:  tatiana.oliveira@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6407

  • Henrique Amarante Costa Pinto

    Secretário de Articulação de Política Públicas

    Experiências:  Foi sup​erintendente da área de Estruturação de Projetos do BNDES por 10 anos, cujo objetivo foi o desenvolvimento de projetos de infraestrutura nas modalidades de Concessão e PPP, além de ter sido responsável por conduzir processos de privatização. 

    Formação acadêmica:  MSc em International Securities, Investment and Banking, Reading University, UK; MSc em Administração, COPPEAD/UFRJ; Graduado em Engenharia/UFRJ. 

    E-mail institucional:  henrique.pinto@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6403

  • Pedro Bruno Barros de Souza

    Diretor

    Experiências:  Foi asse​ssor do Gabinete da Presidência do BNDES, onde também atuou como coordenador do escritório corporativo de projetos do Banco. Antes de ingressar no BNDES, trabalhou na Petrobras e na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais. Trabalhou também em consultoria com foco em gestão.

    Formação acadêmica:  Mestre em Administração/PUC-Rio. Master in International Management pela Université Pierre Mendès (França). Graduado em Administração Pública/ FJP-MG. 

    E-mail institucional:  pedro.bruno@presidencia.gov.br​

    Telefone institucional: (61) 3411-6400

  • Anderson Marcio de Oliveira

    Diretor

    Experiências:  Advogado no BNDES. Atuação na área de meio ambiente e estruturação de projetos em infraestrutura e desestatizações.

    Formação acadêmica:  Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Pernambuco. LLM em Direito do Estado e  Regulatório pela FGV-RIO. Mestrando em Direito da Regulação pela FGV-Rio.

    E-mail institucional:  anderson.marcio@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6436

  • Marcelo Allain

    Secretário de Articulação para Investimentos e Parcerias

    Experiências:  Foi secretário executivo do CGPPP e do CDPED do Estado de São Paulo, coordenador-geral de Política Monetária e Financeira da SPE/MF. No setor privado, foi diretor executivo dos bancos Barclays e Inter American Express; economista-chefe do BMC e Banco Votorantim; tesoureiro da Nestlé Brasil, além de consultor econômico-financeiro. 

    Formação acadêmica:  Mestre em Teoria Econômica (IPE/USP) e Graduação em Economia (FACE/UFMG). É professor do MBA em Finanças da FIPE desde 2000. 

    E-mail institucional:  marcelo.allain@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6410

  • Marco Aurélio de Barcelos Silva

    Diretor

    Experiências:  Foi diretor jurídico e de parcerias da SP Negócios (empresa de estruturação de PPPs e concessões da Prefeitura de São Paulo). Foi diretor da Unidade PPP de Minas Gerais, participando da estruturação das primeiras PPPs do Brasil. Foi assessor de ministro do STJ. É professor do MBA em Regulação de Mercados da FIPE e da pós-graduação em Direito Administrativo do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP. 

    Formação acadêmica:  Master of Laws (LL.M) pela University College London (UCL). Mestre em Direito Administrativo pela UFMG. Especialista em Finanças pelo IBMEC Business School e em Direito Público pela PUC/Minas. 

    E-mail institucional:  marco.barcelos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6408

  • Vanialucia Lins Souto

    Assessora

    Experiências:  Gerente de Projetos da Unidade de Parcerias Público Privadas do Governo Federal por sete anos, com o objetivo de desenvolver projetos de PPP; Assessora da Diretoria da ANEEL por cinco anos, com atividades que envolvem todos os processos da Agência relacionados ao setor elétrico. 

    Formação acadêmica:  Mestrado em Economia pela Universidade de Brasília. Graduada em economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

    E-mail institucional:  vanialucialins@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6414

  • Igino Zucchi de Mattos

    Diretor

    Experiências:  Executivo com 22 anos de experiência, CFO e CIO (Investimentos) em Seguradoras de Grande Porte. Membro de comitês executivos, também foi consultor econômico-financeiro para empresas em reestruturação e responsável pelo relacionamento e captação de recursos Institucionais e de Fundos de Private Equity. 

    Formação acadêmica:  Mestre em Finanças e Economia Empresarial (FGV/SP), MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC/INSPER e Bacharel em Administração de Empresas pela FAAP. 

    E-mail institucional:  igino.mattos@presidencia.gov.br

    Telefone institucional: (61) 3411-6462