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Programa de Parcerias de Investimentos - PPI

Rodovia BR 153/GO/TO - Aliança do Tocantins a Anápolis

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Andamento do projeto

Estudos

Consulta Pública

Acórdão TCU

Edital

Leilão

Contrato

4º trimestre de 2018 (previsto)
1º trimestre de 2019 (previsto)
  • Concluído
  • Em andamento
  • A realizar

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  • CLASSIFICAÇÃO POR REUNIÃO

    3ª Reunião

  • SETOR

    Rodovias

  • TIPO DE ATIVO

    Ativo Existente

  • MODELO

    Concessão Comum

  • CAPACIDADE

    624,8 km de extensão

  • INVESTIMENTO

    Em estudo

  • ÓRGÃOS ENVOLVIDOS

    ANTT e MTPA

  • FASE ATUAL

    Em fase de estudos

Informações do projeto

Este projeto já foi objeto de contrato de concessão, celebrado pela União em 12 de setembro de 2014, no âmbito do Programa de Investimentos em Logística (PIL), recentemente extinto em função de processo de caducidade.

Com a caducidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT assumiu a rodovia pelo período necessário para a realização dos estudos e da licitação que permitirá a assunção do trecho por uma nova concessionária.

A BR-153 é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil (estados do Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá) com a região geoeconômica do Centro-Sul do país. Devido a esse fato e somado ao grande fluxo de veículos, a BR-153 é considerada atualmente uma das principais rodovias de integração nacional.

O trecho rodoviário, que se inicia no entroncamento da BR-060 em Anápolis/GO e se estende até o entroncamento com a TO-070 (oeste) em Aliança do Tocantins, possui 624,8 km de extensão, sendo 598,3 km de pista simples e 26,5 km de pista dupla com canteiro central, além de 9,2 km de vias marginais, sendo 2,8 km não pavimentados.

Os estudos técnicos realizados para a concessão de 2014 previam investimentos da ordem de R$ 4,3 bilhões em obras e equipamentos e R$ 2,4 bilhões em custos operacionais, ambos referenciados a maio/2012.

Tais estudos, no entanto, precisam ser revisados, uma vez que ocorreram modificações técnicas e econômicas importantes, além do estabelecimento de novas diretrizes para a política pública para as concessões de rodovias federais.

Com a execução do projeto pretende-se ampliar a capacidade da via, reduzindo o custo do transporte e o tempo de viagem entre o Sul do Tocantins e o Centro-Oeste.

  • Situação atual do projeto

    O projeto encontra-se em fase de elaboração de estudos.

Galeria

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