Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de Investimentos - PPI

Óleo e gás: PPI realiza 1ª reunião para debater melhorias nos processos licitatórios

Home > Notícias > Óleo e gás: PPI realiza 1ª reunião para debater melhorias nos processos licitatórios

24 de novembro de 2017

Óleo e gás: PPI realiza 1ª reunião para debater melhorias nos processos licitatórios

1ª Reunião de Óleo e Gás

A Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) realizou, ontem (27), no Palácio do Planalto, a 1ª Reunião de Óleo e Gás com os stakeholders do setor. O objetivo foi reunir contribuições para as próximas rodadas previstas para 2018 - aproveitando-se da curva de aprendizagem das anteriores.

Estavam presentes as concessionárias que participaram das últimas rodadas de projetos do PPI (14ª, e Rodadas). Essas empresas vão ajudar a compreender e identificar potenciais aperfeiçoamentos desde a fase dos estudos até o leilão dos projetos do Programa de concessões do Governo Federal. O encontro também contou com a presença das associações representativas, como o Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) e a Petrobras, por exemplo.

O propósito do PPI foi colher sugestões de aperfeiçoamento para os futuros certames, com foco na  15ª Rodada de Blocos Exploratórios e 4ª Rodada do Pré-Sal (regime de partilha), ambas com leilões previstos para o primeiro semestre de 2018.
Representantes do Governo, como a Agência Nacional de Petróleo (ANP) e o Ministério de Minas e Energia (MME), órgãos responsáveis pelas respectivas concessões, também estavam na Reunião.

Segundo o secretário de Articulação para Investimentos do PPI, Marco Aurélio Barcelos, o encontro é essencial para alinhar as expectativas do mercado. “Vamos consolidar todos os pontos e enviar para as empresas opinarem. Depois, avaliar o que já pode ser implementado nas futuras rodadas junto à ANP e MME, principalmente e órgãos envolvidos no processo”, afirmou Barcelos.

Feedback – A Reunião foi elogiada pelos participantes, que ressaltaram a importância da iniciativa para se chegar a um modelo ideal de concessão para o setor. Nesse sentido, o PPI trabalha com a possibilidade de realizar a 2ª Reunião de Óleo e Gás após a consolidação de um relatório com as contribuições colhidas nessa 1ª edição.

Conheça os projetos do PPI na área de óleo e gás.

Fonte: PPI

Leia outras notícias

  • BR-364/365/GO/MG: ANTT abre audiência pública sobre a concessão

    Continue lendo
  • Agência recebe contribuições ao regulamento do cálculo tarifário dos novos contratos de concessão

    Continue lendo