Seu navegador não suporta javascript!

Programa de Parcerias de Investimentos - PPI

Ferrovia Norte-Sul: por que investir neste projeto?

Home > Notícias > Ferrovia Norte-Sul: por que investir neste projeto?

29 de novembro de 2017

Ferrovia Norte-Sul: por que investir neste projeto?

Ferrovia Norte-Sul | Foto: Valec

A Ferrovia Norte-Sul (EF-151) foi qualificada no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) na 1ª Reunião do Conselho do PPI, no dia 13 de setembro de 2016.

Projetada para se tornar a espinha dorsal do transporte ferroviário no Brasil, o empreendimento propõe a subconcessão de trecho com extensão de 1.537 km, ligando Estrela d´Oeste, em São Paulo, a Porto Nacional, no Estado de Tocantins. O objetivo é integrar de maneira estratégica o território nacional e contribuindo para a redução do custo logístico do transporte de carga no País.

Segundo o Plano Nacional de Logística (PNL), elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), subordinada ao PPI, a movimentação de cargas por ferrovias no Brasil é de 18%. A projeção para 2025 é de 33%, um salto significativo para o setor. Isso mostra a importância dos investimentos nas ferrovias do Brasil, para ampliar a capacidade de escoamento da safra, reduzir riscos para o produtor e melhorar o ambiente de negócios.

Situação do projeto - Atualmente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) trabalha na consolidação das contribuições para a publicação do Relatório Final da Audiência Pública. Após isso, as minutas do contrato e do edital são encaminhados para o Tribunal de Contas da União (TCU) e aguarda-se o acordão desse órgão. Em seguida, a ANTT faz os ajustes que forem necessários e, então, publica o edital e a data do leilão.

Saiba mais sobre o projeto no nosso Perguntas e Respostas

Fonte: PPI

Leia outras notícias

  • Governo lança novos projetos de concessão, 11 deles dos Transportes

    Continue lendo
  • Ministros participam de feira na Alemanha para divulgar e captar investimentos ao País

    Continue lendo